Perca a pochete em 15 dias

 

1º. Passo - Identifique o seu corpo
Está na hora de você ter o abdome sequinho com o qual sempre sonhou. E acredite: não é preciso sofrer para alcançá-lo! Com a ajuda da nutricionista Fernanda Machado e do educador físico Eduardo Rodrigues, VIVA! montou um plano que a deixará lindíssima.

Ele funciona em três passos: primeiro, você deve descobrir qual o seu tipo de corpo: na forma de maçã ou pera? Veja, então, qual dos formatos de barriga (de acordo com o tipo de corpo) se parece mais com o seu. Depois, é só seguir o cardápio indicado para o seu caso e fazer os exercícios específicos (e bem simples!) por duas semanas para perder até 3 kg.

 
CORPO MAÇÃ
O que é?
Representa o excesso de gordura em toda a região do abdome e exibe dois tipos de barriga: a boia e a quadrada.

O perigo
Essa gordura tem adipócitos - glândulas que secretam hormônio pró-inflamatórios -, que podem levar ao diabetes e favorecer doenças cardiovasculares, como hipertensa.

Como eliminar?
Coma menos carboidratos (pães e massas) à noite, pois quando não são usados pelo corpo, são armazenados como gordura.

Tipos de barriga do corpo maçã
Boia (imagem 1): É aquela em que a gordura fica presa nas laterais da barriga. Preste atenção, pois, junto da quadrada (ao lado), é o tipo mais perigoso para a saúde.
Alvo: Mulheres acima dos 30 anos.
Acabe com ela!: "A dieta ideal deve ser baseada na redução de calorias para combater o aumento das células de gordura", explica Fernanda.

Quadrada (imagem 2) : Como o nome diz, o abdome ganha o formato quadrado quando a gordura acumula por igual e faz a pessoa perder o desenho da cintura.
Alvo: Mulheres com mais de 40 anos.
Acabe com ela! : Reduza o consumo de leite e alimentos com açúcar, pois aumentam o tecido gorduroso e ajudam a formar gases, inflando a região.


 
CORPO PERA
O que é?
A gordura fica abaixo da linha da cintura, espalhada pelo quadril. Os tipos de barriga são pochete e pneu.

O perigo
"A adiposidade nesta região pode causar artrose (doença degenerativa nas articulações) e varizes", avisa o cardiologista e nutrólogo Sérgio Puppin. As mulheres são as principais vítimas!

Como eliminar?
Além de exercícios, faça uma dieta desintoxicante para melhorar o funcionamento do intestino, eliminar o inchaço e as toxinas retidas.

Tipos de barriga do corpo pera
Pochete (imagem 1): Acontece quando a gordura fica "pendurada" na frente do corpo, caindo sobre a região genital.
Alvo: Principalmente homens sedentários, mas mulheres também têm.
Acabe com ela!: Com dieta de baixa caloria e muita proteína para combater a flacidez que provoca a sobreposição do acúmulo de gordura sobre a calça.

Pneuzinho (imagem 2): É um acúmulo de gordura na região dos flancos, aquela dobrinha que "explode" sob a roupa quando você se senta. É o famoso pneuzinho.
Alvo: Jovens e adultos de ambos os sexos.
Acabe com ela! : "Seguir um cardápio de restrição calórica ajuda a reduzir esse tipo de gordura localizada", afirma Fernanda. E com exercícios você combate a flacidez.

2º. Passo - As dietas
Confira um cardápio ideal para secar o seu tipo de barriga.

BOIA
Em jejum ● 1 copo de água. 8h30 ● 1 iogurte light.
9h30 ● 1 xícara de achocolatado light feito com leite desnatado ● 1 pão francês sem miolo com 1 colher (sopa) de requeijão light. 11h ● 1 fatia de melancia ou melão.
13h ● 1 prato fundo de salada de alface, tomate e cenoura com 1 colher (sopa) de azeite ● 1 colher (sopa) cheia de arroz integral ● 1 concha pequena de feijão-preto sem carnes ● 2 filés de frango pequenos grelhados OU assados OU cozidos.
15h ● 2 polenguinhos light. 17h ● 1 copo (200 ml) de água de coco.
19h30 ● 1 xícara (chá) de cappuccino light.
20h ● 1 omelete de 2 ovos e cebola ● 1 gelatina.
22h ● 1 xícara (chá) de chá de camomila.

QUADRADA
Em jejum ● 1 copo (200 ml) de chá gelado de casca de abacaxi e jiló.
7h ● 1 xícara (café) de café ● 1 Yakult® ● 4 bolachas água e sal com 1 colher (chá) de margarina. 10h ● 8 uvas.
13h ● 1 prato fundo de salada de folhas escuras com manga, 2 colheres (sopa) de cenoura ralada e 1 colher (chá) de azeite ● 2 colheres (sopa) de arroz integral ● 1 colher (sopa) de legume cozido ● 4 colheres (sopa) de carne moída ● 1 taça de gelatina diet.
16h ● 1 caixinha de água de coco ● 3 nozes.
18h ● 1 copo (200 ml) de limonada ● 1 banana aquecida com canela.
20h30 ● 1 omelete com 1 polenguinho light ● 1 copo de limonada sem açúcar ● 1 maçã ● 1 xícara (chá) de chá de hortelã com erva-doce.

POCHETE
8h ● 1 copo (200 ml) de suco de laranja com couve.
9h ● 1 xícara (chá) de leite desnatado com café ● 1 pão sírio com 1 fatia de peito de peru light e 1 colher (sobremesa) de requeijão light.
10h30 ● 1 pera.
13h ● 1 salada verde com 3 fatias de tomate, 3 colheres (sopa) de cenoura ralada e 1 colher (chá) de azeite ● 3 colheres (sopa) de legumes cozidos ● 2 filés médios de carne magra assados ● 3 colheres (sopa) de arroz integral.
16h ● 1 barrinha de chocolate meio amargo ● 1 xícara de café.
18h ● 1 barra de cereais light ● 3 castanhas-do-pará.
20h ● 2 fatias de pão integral com 1 colher (sopa) de requeijão light ● 2 fatias de peito de peru light ● 2 fatias de queijo minas e alface ● 1 copo (200 ml) de suco de maracujá.
22h ● 1 maçã.

PNEUZINHO
Em jejum ● 1 copo (200 ml) de água.
8h ● 1 xícara (chá) de café com leite desnatado ● 1 rabanada de forno ● 1/2 papaia com 1 colher (sobremesa) de linhaça.
10h ● 1 barra de cereais ● 1 copo (200 ml) de suco de abacaxi com hortelã.
13h ● 3 rodelas de tomate ● 2 colheres (sopa) de abobrinha e alface ● 3 colheres (sopa) de purê de legumes ● 2 filés magros ● 3 fatias de abacaxi.
16h ● 4 damascos secos ● 2 polenguinhos light.
18h30 ● 1 copo (200 ml) de suco de maracujá ● 3 nozes ● 4 bolachas água e sal e queijo cottage batido com 1 cenoura e 1 colher (sobremesa) de aveia.
20h ● 1 iogurte light ● 1 pires de pepino com 1 colher (chá) de shoyu light ● 2 fatias finas de queijo minas ● 1 maçã ● 1 chá de erva-doce com camomila e hortelã.

3º. Passo - Os exercícios
Descubra quais exercícios são mais indicados para o seu tipo de barriga. Você deve fazer três séries com 15 repetições de cada três vezes por semana - dia sim, dia não.

BOIA
Objetivo: Trabalhar a região lateral do abdome.
Exercício: Oblíquo solo.

QUADRADA
Objetivo: Exercitar todas as regiões, trabalhando o abdome inteiro.
Exercícios: Infrassolo, suprassolo e oblíquo solo.

POCHETE
Objetivo: Enfatizar os exercícios na região inferior do abdome.
Exercício: Infrassolo.

PNEUZINHO
Objetivo: Fortalecer as regiões inferior e lateral.
Exercícios: Infrassolo e oblíquo solo.

Aprenda os exercícios:
 
Infrassolo (imagem 1)
Concentre a força no abdome, levante o quadril mantendo as pernas retas e volte bem devagar. Solte o ar ao erguer as pernas e inspire quando descer o quadril ao chão.

Oblíquo solo (imagem 2)
Tente encostar o cotovelo no joelho, mantendo o queixo longe do peito. Solte o ar quando levantar o tronco e inspire quando voltar para a posição normal.

Suprassolo (imagem 3)
Deixe o queixo longe do peito, olhe para cima e concentre a força no abdome. Inspire ao voltar as costas para o chão e solte o ar ao suspender o tronco.

Substituições
Confira como variar a alimentação para não enjoar tão fácil. Essas substituições valem para os quatro tipos de dieta.

Saladas
Veja outras opções para acabar com a fome:
1. Cenoura, tomate e alface americana
2. Pepino, maçã e aipo
3. Beterraba, batata, maionese light e amendoim sem casca (opcional)

Arroz
Você pode trocar o arroz integral de uma refeição pelo macarrão também integral, de preferência. Mantenha a porção indicada para o arroz.

Frutas
Quando o cardápio indicar alguma fruta, você pode variar entre:
2 fatias de abacaxi
1 taça pequena de salada de frutas
1 laranja
1 banana prata ou 1 banana d'agua
1 fatia grossa de melancia
1 fatia grossa de melão

Dicas para turbinar sua operação seca-barriga

Engane o estômago

Se padece com pneuzinhos, use este truque: ponha a comida num prato menor para não ingerir mais do que seu corpo precisa.

Evite certas combinações
Procure não consumir em uma mesma refeição alimentos como arroz, batata, farofa, massas e pão branco. Aliás, tais comidas devem ser evitadas após as 18h, "pois aumentam a liberação de insulina, provocando acúmulo de gordura localizada", assinala a nutricionista.

Coma bem
"Fuja de alimentos com alto índice de gordura saturada e açúcar e faça refeições a cada três horas para manter seu metabolismo acelerado", completa o educador físico.

Contatos